Beterraba é bom para combater anemia: verdade ou mentira?

Todo dia agrade a si mesmo.
Prazer do dia: assista “A Era do Gelo” em 3D.
Texto: Ju Tolêdo

Beterraba é bom para combater anemia: verdade ou mentira?

A anemia por carência de ferro (ferropriva) é a carência nutricional mais comum em nosso país. Os grupos de risco para sua ocorrência são mulheres em idade fértil, gestantes e crianças. As causas mais comuns são verminoses, pois levam a perdas de sangue, e a ingestão deficiente de ferro. Por isso, todo mundo tem uma receitinha para anemia. Elas incluem fígado, couve, beterraba… Pois eu lhes digo. Beterraba não é fonte de ferro.

Para curar a anemia deve-se descobrir sua causa e preferir, nesta ordem:

  1. figado bovino
  2. carnes vermelhas
  3. carnes brancas
  4. vegetais verde-escuro e feijões

Beterraba é bom para combater anemia: verdade ou mentira?

O que acontece é que o ferro vindo de animais é mais bem aproveitado pelo organismo que o ferro de fontes vegetais. Para melhorar a absorção do ferro vegetal, é importante incluir na refeição os alimentos-fonte de vitamina C, como limão, laranja, abacaxi, tomate ou acerola.

Pela tabela de alimentos da UNICAMP, 100 g de cada alimento possui:

  • Beterraba cozida: 0,2 mg
  • Beterraba crua/ batata-doce cozida: 0,3 mg
  • Couve manteiga refogada/ brócolis cozido: 0,5 mg
  • Folha de mostarda crua: 1,1 mg
  • Atum enlatado em óleo/ sobrecoxa de frango sem pele assada: 1,2 mg
  • Pernil de porco assado: 1,3 mg
  • Feijão roxo cozido: 1,4 mg
  • Feijão preto cozido: 1,5 mg
  • Almeirão refogado: 1,6 mg
  • Contra-filé grelhado: 2,4 mg
  • Gema de ovo de galinha cozido: 2,9 mg
  • Fígado de boi grelhado: 5,8 mg


Conclusão: beterraba não é fonte de ferro e não ajuda no combate à anemia.

13 Responses to “Beterraba é bom para combater anemia: verdade ou mentira?”

  1. Ju, muito importante essa sua postagem, pois sempre pensei que beterraba fosse uma das melhores e maiores fonte de ferro, e apesar de não gostar muito sempre comia por acreditar nisso… agora vou começar a optar por opções que me agradam mais, como por exemplo a couve e o brócolis…

  2. Uma pancada de gente pensa que beterraba tem ferro. Daí, se ferram… hehe…

  3. Rosa Martins disse:

    Eu, Rosa Maria, te agradeço este exclarecimento, pois até hoje acreditava que a betrraba era a fonte principal, contra a anemia……….

  4. bela morena disse:

    Olha muito obrigada por esse explicacoes e orientacoes …

  5. meiriele disse:

    minha filha tem anemia ela tem 3 anos .. ela tem que tomar vi ferin 4 meses ,e ela nao se alimenta direito ..nao come couve nen tomate nada verde ´precisa un conselhinhos seus pode ser

  6. Meiriele, não consegui acessar seu perfil. Entre no portal que tem muitas dicas e receitas. O ideal é preparar pratos diferentes para que ela possa experimentar os alimentos citados na postagem (carnes, gema de ovo, vegetais verde-escuro, feijão, etc). Que tal um suco de laranja, abacaxi ou limão usando as folhas verdes? É uma delícia.

  7. yone disse:

    muito bom seu blog, adorei msm, já tinha ouvido falar msm da beterraba q não é fonte de ferro, fiz um exame de sangue e deu q eu estava com um pouco de anemia, gostaria de saber se eu fizer um suco de couve com brocolis e laranja adoçado com caldo de cana seria bom, se tem q tomar todos os dias. bjs, desde já agradeço. (yonemaria1@hotmail.com)

  8. Rannyelly disse:

    Oi me Chamo Ranny! foi muito bom ler sua materia minha mãe praticamente me obriga a comer beterraba!! mais de diz uma coisa ela nao ajuda nem um pouco no combae a anemia?? quais alimentos possuem mais ferro??

  9. Olá, Ranyelly! Obrigada pela visita! Os aliemtnos que possuem mais ferro são as carnes, como citado na postagem, naquela ordem. Bjo!

  10. [...] ferro: mineral extremamente importante para o transporte do oxigênio, também presente nas vísceras, nas outras carnes e vegetais verde-escuro. [...]

  11. Katia Lima disse:

    É muito importante falar sobre os mitos alimentares, pois até profissionais da saúde se confundem. Já ouvi certa vez uma enfermeira orientar um paciente a comer bastante beterraba, pois ele estava no limite para anemia.
    nutrikatia.blogspot.com

  12. […] Ferro: Existem dois tipos de ferro nos alimentos, o ferro heme e o ferro não heme. O ferro heme está presente em alimentos de origem animal e é 3x mais biodisponível para o organismo que o ferro não heme, que é encontrado em alimentos de origem vegetal. A adição de alimentos ricos em vitamina C aumenta a absorção do ferro não heme, enquanto o cálcio reduz. Dessa forma, é importante que o nutricionista procure sempre adequar a dieta com base nos fatores que otimizam e inibem a absorção do ferro não heme, pois serão sempre fundamentais para atingir a necessidade diária. Os vegetais mais ricos em ferro são os de folha verde-escura, produtos de soja, legumes, grãos integrais, frutas secas, nozes e sementes. […]

  13. […] Ferro: Existem dois tipos de ferro nos alimentos, o ferro heme e o ferro não heme. O ferro heme está presente em alimentos de origem animal e é 3x mais biodisponível para o organismo que o ferro não heme, que é encontrado em alimentos de origem vegetal. A adição de alimentos ricos em vitamina C aumenta a absorção do ferro não heme, enquanto o cálcio reduz. Dessa forma, é importante que o nutricionista procure sempre adequar a dieta com base nos fatores que otimizam e inibem a absorção do ferro não heme, pois serão sempre fundamentais para atingir a necessidade diária. Os vegetais mais ricos em ferro são os de folha verde-escura, produtos de soja, legumes, grãos integrais, frutas secas, nozes e sementes. […]

Leave a Reply