Ficar sem jantar emagrece: verdade ou mentira?

Todo dia agrade a si mesmo.
Prazer do dia: Veja o pôr-do-sol de um ponto alto da cidade – uma caixa d’água, um terraço…

Texto: Ju Tolêdo

Ficar sem jantar emagrece: verdade ou mentira?É comum ouvirmos as pessoas dizerem que pararam de jantar para emagrecer. Isso pode funcionar, tendo em vista que se você deixa de fazer uma refeição e não desconta nas outras você vai ingerir menos calorias. Ou seja: se você não almoçar, não lanchar ou não fizer o desjejum, sem mudar nada nas outras refeições, você vai emagrecer. Mas só no início, antes de destruir seu metabolismo com essa história de ficar muitas horas sem comer. E não se iluda: geralmente quem não toma café-da-manhã desconta no almoço. Pular refeição é uma fria comprovada em pesquisas e na prática. Sem falar que a maioria não aguenta a fome (lógico!), larga essa tática maluca e volta à comilança com força total!

Ficar sem jantar emagrece: verdade ou mentira?E vamos combinar: ninguém merece dormir com fome! Na maioria das vezes o desjejum no dia seguinte tem o dobro de pães, chocolate quente… Melhor mesmo é fazer uma distribuição regular ao longo do dia, com as famosas de 4 a 6 refeições diárias.

Jantar equilibrado tem hortaliças, frutas, carne magra e um bom e velho arroz com feijão (sem fritas, por favor!). Boas opções incluem um macarrão integral com molho à bolonhesa sem óleo e salada ou ainda um arroz integral com lentilha e cenoura, frango em cubos e salada de frutas. Essa de trocar essas fibras todas por um lanchinho com sanduíche “natural” cheio de maionese ou quitandas, suco ou leite com açúcar, presunto e queijo gordo… não funciona!

Fique de olho nas melhores opções!

Conclusão: ficar sem jantar pode emagrecer no início, mas depois piora o metabolismo e estimula o efeito sanfona.

18 Responses to “Ficar sem jantar emagrece: verdade ou mentira?”

  1. Parabéns Marido!!!! Adorei esse post… posso dizer com segurança que abolir o jantar do cardápio não ajudar e sim prejudica o processo de emagrecimento, agora quanto ao trocar um jantar equilibrado por um sanduiche (desde que não seja um desses de fast food ou do tipo falso-magro) se torna uma opção melhor do que simplesmente eliminar o jantar de uma vez por todas, principalmente nos casos em que a pessoa trabalhe ou estude a noite.

  2. Scarlety disse:

    Oiiie Juliana, estou sou nova no Blogger, estou tentando emagrecer, e estava lendo seus posts e me interessei muito…criei o blogger pra tentar me estiimular e compartilhar com voces minhas batalhas…estou lhe seguindo…beijos

  3. afra disse:

    oi meu nome e afra tenho 26 anos desde os 16 tento emagrecer tentei todo tipo de dieta mais nada fiquei feliz em ver que cortar a janta nao adianta muito porq era a proxima coisa que eu ia fazer rs

  4. Edilane disse:

    Olá, A 10 anos atrás parei de jantar, não por opção mas sim por necessidade.Na época pesava 67 kilos, hoje peso 56 ,ou seja ano a ano fui perdendo peso e sem passar fome pois como de tudo durante o dia e a noite como um sanduiche, ou um pão com leite , bolachas…só não durmo com o estômago vazio.

  5. conrado disse:

    logico que é verdade ja perdi mais de 20 kilos em 4 meses parando de jantar

    • Olá, Conrado. Tudo bem? Encaminharia a resposta para seu email, mas como você não o deixou, vou te explicar aqui mesmo. Como eu disse no post, “Isso pode funcionar, tendo em vista que se você deixa de fazer uma refeição e não desconta nas outras você vai ingerir menos calorias. Ou seja: se você não almoçar, não lanchar ou não fizer o desjejum, sem mudar nada nas outras refeições, você vai emagrecer.” Mas já é comprovado que as pessoas que possuem horários regulares para se alimentar conseguem manter-se magras. Então eu disse que funciona a curto prazo, como você mesmo já falou (4 meses), mas a médio prazo ocorre o efeito rebote, porque o que faz a pessoa permanecer magra é ter bons hábitos alimentares e fazer atividade física regularmente. Outros recursos são momentâneos.

  6. André disse:

    OI, e se eu trocar o arroz e feijão da janta, por algum outro alimento mais leve como uma fruta ou um copo pequeno de iorgute?

    • jutoledo disse:

      Se você reduz as calorias emagrece, mas o problema não são os alimentos arroz com feijão. Sinceramente nunca vi um caso de quem engorda exclusivamente porque come arroz e feijão. É o conjunto (quantidade excessiva e má qualidade) de tudo que se come e bebe durante o dia e nos finais de semana que é o problema. Que tal manter o arroz e feijão e tirar possíveis alimentos menos nutritivos? Todos nós podemos cortar algo que não nos nutre, mas nos engorda. Pode ser refrigerante, doce, bebidas alcoólicas, frituras… E como expliquei, reduções drásticas fazem cair o metabolismo. Porque depois fica mais difícil consertá-lo… Uma janta com carna magra, salada de vegetais, arroz integral é muito melhor para seu organismo que um iogurte.

  7. Shirley disse:

    Oi olha eu posso ficar sem jantar mais tomar um cha sem acucar e comer um pao me ajudaria a emagrecer sem me prejudicar

  8. Dimas disse:

    Eu falo por mim, em 2006 eu perdi 29 kilos em 10 meses, fui de 108 kl para 69 kl, voltei a engordar com o tempo por que me descuidei do regime, hoje faço de novo e já perdi 9 kilos em 3 meses e falta mais 8 kl ainda. É ter muita força de vontade pois não é fácil ficar sem jantar. Boa sorte!

  9. Polyana disse:

    Olá, é a primeira vez que passo por aqui e adorei a dica. Eu estou conseguindo perder peso, cortei todo tipo de carboidrato da minha dieta(não estou comendo arroz, feijão, pão etc), só estou comendo carne, salada, frutas e tomando muita água com limão sem açúcar, não estou jantando… Acordo 5 horas da manhã para andar 1 hora na esteira e as 5 horas da tarde ando mais 1 hora. Tenho 22 anos 1,70 de altura e estava pesando 102 quilos, ainda não me pesei mas já emagreci muito. Desejo boa sorte a todos :)

    • jutoledo disse:

      Parabéns, pelas conquistas, Polyana! Realmente, acordar tão cedo e fazer exercícios duas vezes por dia é uma prova de que você é uma pessoa muito esforçada! Mas tome cuidado com essas história de carboidratos… Frutas na hora da sobremesa, arroz integral e granola sem açúcar podem ajudar você a melhorar seu rendimento nos exercícios e no dia a dia. Ficar totalmente sem carboidratos não é uma boa ideia! E no mais, volte para nos contar quanto peso você eliminou! Histórias de sucesso como a sua são estimulantes para todos nós!

  10. vanessa disse:

    Ola tudo bem gostei muito de tudo que li mais ja tentei de tudo e não consigo emagrecer essa vai ser minha ultima opçao agora pois nao consigo uma dieta que seja boa pra mim pois nao como fruta nem salada nem legumes resumindo minha comida se resume a arroz feijao e carne como emagrecer comendo so isso

  11. Luciana disse:

    Acredito que cortar a janta é um meio eficaz sim. Já tentei de tudo, conheço todas as dicas e todos os sites de emagrecimento, já gastei muito dinheiro com produtos e e-books, nada adiantou, só me deixou frustrada. A ideia de ficar sem jantar, veio seguir meu marido, que faz isso há anos e com 49 anos, parece um garotão de 30! E nem faz atividade física… comecei há pouco tempo, mas acredito nos resultados…

  12. adalberto beto disse:

    oi meu nome e adalberto tenho1,64 de altura eu pessava 62 quilos pratico capoeira nao janto faço bastante iserciço em duas semana eu desmagresi 08 quilos em tao quem quer desmagreser pratica capoeira e nao jante que vc vai ter seu resutado em dois dias seu bubum vai almenta fika durinho so me procura no fac adalberto beto

  13. […] O ideal é procurar um nutricionista, que vai montar uma dieta personalizada, que inclua o shake no seu cardápio, para que você não desenvolva outras carências nutricionais por ficar, simplesmente, sem almoçar e/ou jantar. Já escrevi aqui também sobre esse lance de ficar sem jantar. […]

  14. ALESSANDRA BORGES disse:

    OLHA MINHA GENTE,EU TROQUEI MEU JANTAR POR 1 COPO DE SHAKE E 1 MAÇA E TO PERDENDO PESO SIM.ACHO QUE CADA CASO É UM CASO,QUANDO EU JANTAVA EU TAVA BEM MAIS GORDA,ENTÃO ALGUMA COISA FAZ SENTIDO EM CORTAR O JANTAR

    • jutoledo disse:

      Então, Alessandra. É como eu disse no post: “Ou seja: se você não almoçar, não lanchar ou não fizer o desjejum, sem mudar nada nas outras refeições, você vai emagrecer. Mas só no início, antes de destruir seu metabolismo com essa história de ficar muitas horas sem comer.”

Leave a Reply