Como conseguir mais clientes para seu consultório

Todo dia agrade a si mesmo.
Prazer do dia: ligue ou ao menos mande um SMS para aquele amigo que não fala há dias só para dizer que lembrou-se dele. 

Há algumas semanas recebi a seguinte mensagem: 

Boa Tarde, Juliana! Fiz o curso de empreendedorismo em nutrição com você e estou adorando!! Várias idéias estão me vindo a mente para que eu tenha um diferencial competitivo e principalmente sucesso com o consultório que estou montando.

Como sugestão no curso você deu o endereço do seu site e do blog e finalmente vi uma luz no fim do túnel com os seus relatos de experiência, principalmente quanto a captação dos seus clientes.

Eu conversei com alguns médicos aqui da região onde atendo para que pudessem encaminhar pacientes para mim. No entanto, acredito que a minha abordagem não esteja muito convincente pois até hoje não recebi indicação nenhuma. =(  

Em uma das publicações você comenta que fez parcerias com pequenas academias da região e que tinha um contrato de parceria. Eu gostaria de saber como você procedia naquela época: se você agendava um horário com o responsável da academia para conversar ou ia com a cara e com a coragem ver quem podia lhe atender? E sobre o contrato, você deixava por alguns dias até que o proprietário lesse e depois voltava para buscá-lo? Desde já agradeço pelo sua atenção e disponibilidade e principalmente gostaria de agradecer por compartilhar suas experiências pois são extremamente motivadoras. Thaís Lamonica – Nutricionista

A minha resposta foi: 

Olá! Que bom que está gostando do curso! Sobre recomendação de médicos, converse com eles, mas fique amiga das secretárias.Os médicos atendem muito rápido, e os pacientes ficam muito tempo na sala de espera, quando têm contato com as atendentes, com cartõezinhos, sobre a mesa, etc.

Sobre as academias, a mesma coisa: converse com os donos, mas fique amiga dos professores. Se puder, malhe nas academias mais interessantes dentre as possíveis parceiras. São os teachers que escutam os alunos, indicam, cobram resultados… Marcar horário é elegante de sua parte, mas se não der, vá com a cara e a coragem. Já fiz isso, mas marcar horário é mais profissional e você pode identificar previamente com quem deve falar. O contrato, quando alguém pedia, eu deixava, mas rubricava os rodapés para evitar alterações.

Lembre-se que para ter clientes é preciso que nós sejamos os primeiros a acreditar no nosso trabalho. Se você estiver desmotivada, os seus pacientes perceberão isso.  A sua motivação e como você estimula os pacientes são fundamentais para que você e ele tenham sucesso, já que a dieta em si, bem ou mal feita, ele encontra na revista, na internet… Mas o acompanhamento profissional, incluindo a motivação que o ajudará a atingir seus objetivos, só você poderá passar.

Espero que tenha ajudado. Estou à disposição.

Mais dois links são legais e tratam de clientela para nutricionistas:

One Response to “Como conseguir mais clientes para seu consultório”

  1. Heloiza disse:

    Mto boas suas dicas Ju!! Parabéns!!

Leave a Reply